Aqui você pode comentar!

Os Processadores da Minha Vida

Eu gosto muito de games e Desktops, lembro até hoje o dia que meu pai me permitiu encostar no 286 de casa para jogar Pacman, jogo instalado no desktop por meio de alguns discos 5 1/4 que um amigo dele no trabalho havia emprestado:

Disquete 5 1/4 polegadas – Museu de Tecnologia da Unoeste

Começou ali meu interesse por hardware e games. Lembro de ficar horas lendo os manuais do 286, com a documentação dos conectores e esboço de cada componente daquela maquina com gráficos impressionantes! Meu favorito naquela época era o Street Rod que fui descobrir que tinha cores na casa de um amigo:

Street Rod (PC/DOS) Longplay, 1989, California Dreams - YouTube

Para mim sempre foi escalas de verde, pois o nosso monitor era um de fosforo verde por muitos anos. Lembro que meu pai vendeu um terreno para adquirir esse 286, que sobreviveu em nossa família por uns 8 anos até que pegou fogo em 1998. O meu computador de longe era o pior do meu circulo de amigos, lembro que antes dele pegar fogo eu tentei instalar Sim City 2000 e o nosso PC não tinha capacidade para isso.

PC morto e coisas da escola para fazer em casa, eramos em 3 irmãos, meu pai começou a procurar um novo PC. Eu queria muito um Pentium II, vários amigos meus já tinham um desse. Meu pai procurou muito e finalmente chegou em casa com o nosso novo PC, um AMD K6 II, uma arquitetura de 250 nm:

AMD K6-2 500 MHz - AMD-K6-2/500AFX

De 1999 a 2003 foi nosso amado PC, foi o PC que pela primeira vez nos deu acesso a internet em casa e joguei muito StarCraft e Diablo nesse computador. Em 2003 ainda forcei ele num overclock pra 550 hz. Por essa época já formatava muito PC e ganhava uma graninha. Já me amarrava em busca dos melhores hardwares e tinha desenhado exatamente o que eu queria para o nosso próximo PC com uma orçamento razoável. Coisas que eu tinha certeza que teriam era uma placa mãe Abit e um processador AMD, que apesar do preço entregava performance. Também tinha que ter uma Nvidia GeForce 4 de assustadores 64MB. E foi assim que aconteceu por volta de 2003. Compramos um Athlon XP 1700+ com uma placa Mãe Abit AN7 e 512 MB de RAM, a NVidia GeForce4 veio alguns meses depois. Que máquina senhores, foi um PC que durou muito tempo, essas placas mãe Abit já vinham com capacitores japoneses e era muito confiável, esse PC funcionou até não ter mais uso e ser desligado, totalmente funcional, lento mas funcional.

Nessa época montava PCs para muita gente, saia muito Atlhon XP, Semprom pessoal mais rico montava os Intel e eu ficava babando, tudo da Intel era bem caro e isso não mudou muito até recentemente com a AMD batendo neles com o Ryzen. Tenho vários orçamento dessa época:

Saudades dessa época.

Uma vez trabalhando e ganhando de fato um bom dinheiro fui atualizando o Athlon XP 1700+ até que por volta de 2010 meu pai me pediu pra troca-lo, era muito sofrimento esse Athlon XP. Eu já andava juntando um dinheiro pois queria novamente montar um PC com peças boas e de época, mas como meu pai estava comprando esse, guardei o meu dinheiro, estava noivo já e tinha que preparar muita coisa, e quando saisse de case teria que montar o meu proprio PC. Pra ele montei um Core 2 Quad Q6600, um baita avanço do já sofrido Athlon XP 1700+ , o Athlon virou o meu PC e por alguns meses avaliei manter ele ao casar.

Quando comecei a pagar as coisas do casamento vi que ficaria difícil justificar a compra de um PC decente depois de ir pra debaixo do mesmo teto que minha noiva. Como justificar esse gasto que pra ela era desnecessário? Foi então que juntei minhas reservas e fui até a Santa Ifigênia em SP e montei o meu PC antes de casar: Um Phenom II X4 955 com 8GB de RAM e uma Radeon HD 5570, placa mãe era uma Gigabyte que me esqueci do modelo, em 2010 era uma baita máquina. Depois disso fui atualizando uma coisa ali outra aqui, coloquei dois SSDs em RAID 0, deu uma bela sobrevida na máquina. Foi o PC que fiquei até ir embora do Brasil em 2017. Depois disso foram trocas sem muita história. Meu primeiro desktop aqui fora (um ano depois de sair do BR) foi um i7 7700 com uma Asus Strix 1070, placa mãe Aorus, ela ficou de maquina secundária quando deixei o i7 para a patroa e crianças e montei o meu atual Ryzen 3800X com uma Nvidia 2070. Estou a procura de uma 3070 mas está difícil achar. Tive uns laptops no meio do percurso mas esses não contam 🙂 .

  1. Intel 286
  2. AMD K6 II 500
  3. AMD Athlon XP 1700+
  4. Intel Core 2 Quad Q6600
  5. AMD Phenom II X4 955
  6. Intel Core i7 7700
  7. AMD Ryzen 3800X

E vocês, quais foram os processadores que vocês já tiveram em casa? Alguma história interessante?