Aqui você pode comentar!

O Futuro dos Carros

Desde quando eramos pequenos GOTs assistindo a  um episódio de Super Máquina™,  o sonho de ter um carro que dirige sozinho fez parte de nossas cabeças.

 Típico carro tunado padrão brasileiro

Com o avanço tecnológico atual estamos cada vez mais próximos de ter carros que consigam nos levar  ao rodízio de bacon sem que ela precise dirigir. (Diposnivel apenas para Gots que moram no exterior, na civilização, pois aqui no Brasil, FOrD EU sei..)  

Então fiz um bost especial para falar sobre carros autônomos.

O que é um Veículo Autônomo 

Primeiro carro Autônomo 

Você meu caro leitor pode se perguntar, biscoito ou bolacha o que é realmente um carro autônomo?, é um carro alto? é alto ou auto? seria automóvel autônomo um auto-automóvel? Um automóvel autônomo autista vai pra auto-escola? E como sabemos que voce ainda não se decidiu  vou te explicar melhor ou não.

14 Motoristas que esqueceram completamente como dirigir de forma normal | |  HOJE PERNAMBUCO
Situação Típica da ruas brasileiras

Enquanto aqui no Brasil em 1939 ainda utilizávamos o cavalo como meio de transporte, na terra do Tio Sam já existia a ideia de um carro autônomo, e pasmem, sem  o uso de escravos. Durante a Feira Mundial de Nova Iorque ( New York é o baralho, tô escrevendo em português e vai ser assim!) a exposição financiada pela General Motors, denominada Futurama ( melhor que Rick n Morty) mostrava como seria o mundo 20 anos no futuro ( ou seja, os anos de 1960, só não adivinharam que um certo austríaco ia aprontar altas aventuras na europa), sendo exibido um sistema de rodovias automáticas, onde as estradas corrigiam as falhas de condução humanas, impedindo as famosas “barbeiragens”.

Aqui no Brasil a estrada corrige o seu erro, mas cobra com sua vida.

Mas tal projeto foi descontinuado pois os esforços da G.M (acá responsável pelas carroças da Chevrolet) foram para a produção militar para tentar impedir o austríaco do bigode de dominar o mundo.

Depois da “cobra ter fumado” lá na Europa, a GM voltou a investir na pesquisa das estradas automáticas. Mas logo perceberam que era mais fácil o veículo se corrigir do que a estrada corrigir as cagadas iguais as deste post do imbecil atrás do teclado volante. E com o avanço da tecnologia de processamento e robótica foi possível a construção dos primeiros veículos autônomos. Agora vamos às definições. 

Já imaginaram se isso tivesse dado certo? A Embraer deu certo ao menos..

Veículo autônomo, é aquele que, não precisa ser necessariamente um carro, pode ser um caminhão, um tanque, SuaMãe™ aquele canhão, uma moto ou qualquer outro meio de te levar para a put… senhora sua progenitora e dispõe de um sistema de orientação que permite ir a algum lugar de forma independente e sem a intervenção de um motorista humano. Por definição os veículos controlados a distância não tripulados (ou seja, os que não saltam três vezes), como drones e meios de transportes utilizados em atividades específicas em ambientes controlados não são considerados veículos autônomos, pois sempre há algum imbecil por trás do controle tentando matar o Mohammed e seu camelo.

Mas acompanhando os últimos acontecimentos envolvendo a Tesla e o seu dono o Hélio, vamos focar nos carros. 

As principais características  de um carro autônomo que o difere dos demais veículos autônomos são: 

1 – Servir para transporte de Cerumanos e de bens (exceto GOTs que pesam aproximadamente 50ton cada.)

2 – Possuir capacidade de navegação em larga escala ( no tamanho mínimo de uma cidade)

3 – Ser capaz de sensoriar, processar, e responder a eventos dinâmicos e estáticos do ambiente em um tempo adequado de forma similar, ou superior ao desempenho desenvolvido por um humano ( se levar em consideração a educação no trânsito de um banânio médio, essa parte é fácil).

Ressaltando que carros autônomos podem ser originados de modelos de veículos projetados originalmente para este fim, como os Teslas do Hélio Ricaço, ou pela integração de sensores, atuadores e sistema de controle em um veículo comum  como o caso dos carros da Uber. 

Agora vamos falar brevemente sobre os modelos de carros autônomos mais falados no momento: O Tesla, e o modelo da Uber (todo engenheiro sonha em um dia ser promovido a motorista da uber..)

Tesla

Primeira montadora a literalmente lançar um carro (no espaço), a Tesla é conhecida por ter seus carros elétricos e autônomos.  Com um sistema baseado em um Raspberry Pi  chip Nvidia Titan X que pode realizar 12 trilhões de operações por segundo, 8 câmeras Tekpix que captam imagens em 360º com o alcance de até 250m, 12 sensores ultrassônicos e um sensor frontal para coletar dados de trânsito e as condições climáticas, assim o carro é capaz de observar os eventos da pista e conduzir de maneira dinâmica semelhante a um cerumano (não brasileiro). Dotado do sistema Autopilot ( nossa que nome criativo não?) que é de ser um piloto automático. Por questões de segurança o sistema tem uma trava que exige que o condutor permaneça com as mãos com ao volante, mas tal trava pode ser facilmente evitada usando uma laranja (Legolas roubou a banana antes dos testes).

Sistemas de Câmeras do tesla

Uber

A principal fonte de emprego dos Millennials ( daqui 20 anos só restarão 3 profissões: Motorista de Uber, Coaching e Prof. de Educação Física), a Uber é uma empresa deveras “nebulosa”, com sua reputação sempre em posta em dúvida em vários momentos (https://olhardigital.com.br/noticia/uber-e-investigada-por-suspeitas-de-subornar-autoridades-fora-dos-eua/70737) pronto falei mal, quando ganho meu taxi de graça? Atualmente a Uber usa veículos usando uma tecnologia chama Lidar sigla em inglês para Light Detection And Ranging ( pronuncia-se Lai Dar), onde um sensor utiliza lasers e raios infra vermelhos para ver o que está na pista. Atualmente a frota da empresa utiliza carros da Volvo com apenas um sensor Lidar, importante ressaltar que o modelo anterior utilizado pela empresa, um ford fusion, contava com mais sensores de apoio ao Lidar. 

Em breve ou não em outro bost falarei sobre os acidentes com carros autônomos.

Novembro de 2019 e Blade Runner: o futuro que não é bem assim - Meio Bit