Aqui você pode comentar!

Teclados Mecânicos Personalizados

Desde que comecei a ler sobre esses teclados mecânicos customizáveis eu sempre senti aquela vontade de comprar um. Acho que todo mundo que usou computadores no começo do anos 90 sabe exatamente como os teclado foram decaindo de qualidade, cada vez mais porcos, barulhentos e frouxos.

Você poder usar um clássico teclado mecânico e poder escolher o peso das teclas e keycaps se fazem barulho, se você sente ou não um clicky é muito legal. É um hobby caro, mesmo aqui fora, mas é tão recompensador.

Meu primeiro teclado mecânico pós anos 90 foi um Logitech G413 com switches deles (Romer-G), é um switch que não exige muita força pra acionar e você não sente um click nem o ouve. As teclas ainda balançam um pouco mas já é muito, mas MUITO melhor que esses lixos de membrana que muita gente usa por ae:

Logitech G413

Sempre quis experimentar os MX Red que são mais famosos que esses Romer-G da Logitech. Em uma black friday eu achei eles por meros $50, era um
Logitech G610 Orion Red, comprei. Eram melhores que os Romer-G mas ainda achava eles muito leves e as teclas ainda bambeavam um pouco, mas minha ignorância na época achava eles ótimos de toda forma.

Logitech G610 Orion Red

Foi quando um dia andando em uma Best Buy eu experimentei os MX Brown. Eles precisam de mais algumas gramas pra acionar e não possuem o som do clique mas você pode sentir ele. Eram muito bons, mas eu deixei passar dessa vez e continuei procurando mais opções e preços. Queria também um teclado que ocupasse menos espaço na mesa, estava dando preferencia para teclados sem o numérico. Nessa época já frequentava bastante o site da Massdrop (hoje só Drop) e namorava o modelo CTRL.

Massdrop CTRL

Ele vinha com os switches que você escolhesse e custa por volta de $200, um pouco salgado. Comecei a separar uma quantia a cada pagamento e em Junho de 2019 eu entrei no site para compra-lo quando me deparei com o ALT, um modelo relativamente novo deles com 65% das teclas. Foi paixão a primeira vista, ainda mais que ele era $20 mais barato que o CTRL. Infelizmente na época não tinha os MX Brown, comprei então o mais parecido possível (Halo Clear Tactile). Esse foi o meu primeiro Layout dele.

Massdrop ALT

Com o tempo fui melhorando e recentemente comprei um set de Keycaps que imitam os clássicos da IBM e mudei os switches por um switch menos bambo e com atuação dos MX Brown, senhores, é como teclar com o teclado dos deuses.

Massdrop ALT com keycaps decentes

Atualmente estou montando um projeto do zero, o Breeze da Afternoon Labs – https://afternoonlabs.com/breeze/ . Ele é um teclado dividido no meio mais ergonômico e em algumas semanas eu vou postar alguns detalhes de como é usa-lo e mais interessante montá-lo.

Breeze Keyboard Sketch
Breeze Keyboard – Afternoon Labs