Aqui você pode comentar!

As GPUs da Minha Vida pt. 1

Eu sempre curti muito jogar no PC, no Brasil a limitação no meu orçamento (como a da maioria de nós) sempre me impediu de ter algo bom sem um bom sacrifício.

Quando moleque na escola eu via muitos amigos rodando Doom, StarCraft em suas Voodoo. lembro de boa parte da minha infância ter que ir na casa de um amigo se eu quisesse ver um jogo em bons gráficos, em casa tínhamos o velho 286 com tela verde de fosforo que só rodava o jogos: Carmen Sandiego, Pacman e Street Rod.

Street Rod | ClassicReload.com

Meu sonho era um dia conseguir jogar StarCraft em um PC em casa em uma tela colorida. Alguns anos se passaram e compramos finalmente um novo PC o AMD K6 II 500 que falei no post sobre os processadores da minha vida. Esse ainda não tinha uma placa de vídeo dedicada mas a on-board dava pro gasto.

Depois desse foi o Athlon XP 1700+ com FINALMENTE uma GeForce 4 MX440 64MB DDR, a interface era AGP, uma das mais desejadas na época, até hoje eu lembro da alegria que eu e meus irmãos sentimos quando meu pai autorizou comprar essa GPU.

Amazon.com: 64MB Dell nVIDIA GeForce4 MX440 AGP 8x DDR DVI TV-out G0169.:  Computers & Accessories
GeForce 4

Depois disso minha memória falha um pouco (vou consultar meus irmãos pra ver se eles me lembram e atualizo aqui).

A próxima placa de vídeo que lembro comprar foi um pouco antes de casar e foi a placa de vídeo que tive até ir embora do Brasil em 2017. Uma ATI Radeon HD 5570 com 1GB DDR3, era lançamento no ano que montei meu PC (2010). Lembro de no mesmo ano conseguir jogar StarCraft 2 com os gráficos quase todos no máximo, essa placa me serviu muito bem os 7 anos seguintes.

Sapphire Radeon HD 5570
ATI Radeon HD 5570

Eu sonhava em conseguir uma NVidia GTX mas era algo distante pra mim visto o custo dessas GPUs. Eu perdi a conta de quantos PCs top de linha eu já montei na vida com peças que eu nunca imaginei que um dia teria, mas o impensável aconteceu na minha vida e me vi um dia morando fora com dinheiro na mão pra comprar finalmente uma placa de vídeo de respeito, juntei uma grana em alguns meses e então montei o PC do meu sonhos, com peças que eu costumava só ver na internet e a GPU foi dias pesquisando e lendo sobre, vendo benchmarks e comparando o custo beneficio de todos os modelos.

Nessa procura andando na Amazon na madrugada pipocou na minha tela uma promoção de uma GTX 1070, era a última coisa que precisava pra monta meu PC novo. Eu queria muito uma GTX 1080, mas também era muita grana e eu não conseguia justificar o valor a mais (eu tinha acabado de chegar aqui e tava no processo de comprar tudo da casa). Peguei a 1070.

Quando essa bandida chegou aqui em casa e montei o PC, me lembrei exatamente do sentimento de quando a GeForce 4 chegou, finalmente tinha algo parrudo quase top de linha!

ASUS ROG GeForce GTX 1070 STRIX-GTX1070-O8G-GAMING Video Card with RGB  Lighting - Newegg.com
GTX 1070

2018 chegou, as RTX 20XX foram apresentadas mas muito pouco jogo utilizava a tecnologia e o avanço não justificava eu gastar mais para pegar uma placa de vídeo nova. 2019 vieram então as Supers e o espírito do capetalismo começou a me coçar para trocar a GTX 1070 enquanto ela valia alguma coisa mas continuei com ela, baita placa ainda, não precisava de mais. 2020 veio e os rumores de uma nova GPU que de fato tinha um salto justificável começaram a circular. As fracas vendas das 20XX ajudaram a alavancar esse salto com toda certeza. Me decidi, esse ano eu ia comprar finalmente a placa topo de linha e no maldito lançamento! Preso em casa ainda, esse era o ano.

Quanta inocência a minha…

[Parte 2 em breve]