Esses dias andando na internet sem rumo encontrei um item na Amazon muito interessante, um refrigerante Japonês que ainda usa uma embalagem criada em 1872. A Codd Neck Bottle:
O Ramuné Original tem um gosto de limão com tutti-frutti, não curti muito porém a embalagem é muito interessante, elas são feitas de vidro e a tampa é uma esfera também de vidro, basicamente uma bolinha de gude, que impede pela pressão do gás da bebida qualquer coisa vazar da garrafa. Para abrir a garrafa, na tampa exterior é fornecido um dispositivo de plástico para empurrar a bolinha para dentro da garrafa:
Era assim então uma das formas que que no final do século 19 as pessoas tomavam um refrigerante. O inventor dessa embalagem foi o Inglês Hiram Codd.
Originalmente, as bebidas gaseificadas eram embaladas em garrafas de porcelana, mas elas permitiam que o gás vazasse e a bebida perdia muito rapidamente o gás. Logo, os fabricantes de bebidas estavam usando garrafas de vidro, mas notaram que a pressão do gás dentro da garrafa poderia forçar a rolha de cortiça para fora, principalmente quando a rolha começava a ressecar.
Foi então que em 1872, Hiram Codd, de Suffolk, Inglaterra, então com 34 anos, resolveu o problema inventando e patenteando sua invenção para uma garrafa que usava uma bola de vidro e uma borracha para selar a bebida gaseificada. Codd era um engenheiro mecânico profissional já tinha trabalhado como vendedor para a “British and Foreign Cork Company”, onde identificou a necessidade de um novo tipo de tampa.
Nos tempos atuais apenas duas fabricantes de refrigerante usam esse tipo de tampa a Ramuné Japonesa e a Banta Indiana.
E você conhece algum tipo de embalagem muito antiga que poucas empresas ainda usam? Comente ae!