Aqui você pode comentar!

Consumo de Multimídia em Casa

Eu não sei vocês mas amo ficar em casa, ver um filme, jogar algo no PC ou no console, não sou fã de ficar andando por aí. Ontem estava lendo algumas notícias no Tecmundo e me deparei com um post sobre uma Soundbar, e me veio a ideia desse post aqui.

Faz uns 2 anos que eu tenho investido na minha sala para consumir media, seja jogos ou filmes. Tudo começou com uma visita na casa de um amigo meu aqui nos EUA, ele tem uma sala de cinema dentro de casa e eu bem técnico prestei bem atenção no setup de tudo: Caixas embutidas no teto, telão com projeção, 9 poltronas reclináveis negocio de primeiro mundo, fiquei impressionado. Colocamos um filme sentei em uma das poltronas e assistimos um filme de Natal com as crianças. O que mais me impressionou foi o som, uma imersão sem tamanho no filme.

Terminando o filme ligou-se as luzes e eu perguntei para meu amigo como ele tinha feito o sistema de som e a sala toda em si, ele fez tudo no bom e velho DIY. Vi as caixas e os equipamentos usados e de verdade, não era tão complicado ou caro. Nesse dia decidi montar meu proprio Home Theater, ainda mais que eu já estava na bronca de gente barulhenta no cinema, uma sala com ao menos um som decente, para mim seria o suficiente. Cheguei em casa e quis jogar minha soundbar da Samsung no meio da rua, ver filme em casa ficou sem graça.

Procurando na internet encontrei o meu primeiro receiver, um Marantz NR1506 de segunda mão por $150, capaz de enviar sinais de áudio em 6 canais (5.1), com uma potência de 50W em cada um deles e capaz de gerar imagens 4K.

Comprei o receiver e então comecei a minha leitura online sobre o tema, para decidir quais caixas comprar o que cada parâmetro nas specs das caixas querem dizer e o que eles trazem. Se você quiser montar o seu aqui vai algumas dicas:

Para um Home Theater decente um pouco de espaço é necessário visto que você precisa posicionar as caixas de som de forma a envolver a sala toda, lembre que caixas de som sem fio custam caro, para um home theater baixo custo e de qualidade recomendo cabear, um tapete mais grosso pra passar os fios por baixo é recomendado, o tapete também vai ajudar na acústica, vale o investimento.

How to setup surround sound home audio - SoundGuys

Se você for montar o seu, eu recomendo comprar sempre um receiver 5.1 no mínimo, mesmo que você não venha a comprar todas as caixas de uma vez, você pode começar somente com as L e R frontais, depois comprar um Subwoofer e então o canal central e assim por diante.

Eu pesquisei muito online e o Eric MC Fadden Me ajudou demais na escolha das caixas, como eu não queria gastar demais optei por comprar umas caixas de uma marca chamada Polk Audio (https://www.polkaudio.com), foram $75 cada par de caixas do modelo T15 (usadas nos canais L R frontal e L e R do Surround).

O canal central, importante para as frequências de som da voz dos atores eu quis uma marca mais tradicional, uma boa caixa central te possibilita deixar o filme em um volume baixo a noite e mesmo assim a voz dos atores ficam claras e inteligíveis. Achei uma Yamaha NS-C210BL por $85 na Amazon.

Para o Subwoofer queria a mesma coisa, uma marca boa consolidada e um modelo ativo (com um amplificador interno) pois 50W do receiver é pouco para um subwoofer encher a sala de sons graves. Para esse canal eu peguei um Pioneer SW-8MKS de 100W por $99, um falante de 8 polegadas, pequeno mas potente.

Pronto estava aí montado o meu primeiro Home Theater, e senhores, que som, minha esposa no primeiro momento quis me jogar no olho da rua mas quando assistimos o nosso primeiro filme com tal setup, ela me entendeu, e de verdade para a qualidade do som eu não tinha gasto tanto:

Eu sei que o dólar hoje não tá ajudando mas ainda assim é possível montar algo parecido com caixas nacionais e tal, de coração GOT gorduroso: VALE CADA CENTAVO, consumir mídia em casa hoje é um prazer enorme, o som senhores, coisa linda de se ouvir e SENTIR. Desse primeiro setup eu já fiz vários updates mas foi assim que comecei.

E vocês como consomem mídia? Já montaram um home theater? Que tipo de equipamentos usaram? Comentem aí embaixo.